Guia Banner

Guia de Orientação de Internação: dúvidas frequentes

Preparamos um Guia de Internação para garantir o bem-estar e o acolhimento dos pacientes do Hospital Samaritano Higienópolis. Aqui você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o processo de internação hospitalar, quais são as principais orientações de preparo pré-internação, quais são os documentos exigidos e mais.

Vou ser internado para realizar um procedimento cirúrgico. E agora?

No dia agendado para o seu procedimento, você deve se direcionar à entrada principal do Hospital Samaritano Higienópolis, 2h30min de antecedência para a realização dos processos administrativos. Em alguns casos, o médico informará sobre o horário de chegada ao hospital.

Não se esqueça de levar os documentos necessários para internação (veja a lista abaixo).

Após realizar os processos de internação, a nossa equipe levará você e seu acompanhante até a acomodação ou eventualmente, quando o apartamento destinado ao paciente não estiver disponível no horário da chegada. O Hospital acomodará adequadamente o paciente no leito de preparo pré operatório, enquanto seu acompanhante será encaminhado para recepção de acolhimento, onde aguardará a liberação do leito.

Verifique com o seu médico os preparos que devem ser seguidos para a realização da cirurgia, como a necessidade de fazer jejum e com quantas horas de antecedência é preciso chegar ao Hospital para realizar a internação.

Atenção

  • Adornos, próteses e implantes: brincos, anéis, alianças, piercings, relógios e acessórios em geral devem ser removidos, assim como próteses dentárias e lentes de contato.
  • Cabelos e cílios postiços: todos os tipos de apliques e cílios postiços devem ser retirados devido ao risco de queimadura durante a utilização de bisturi elétrico.
  • Unhas: esmaltes devem ser removidos e unhas postiças (gel) retiradas.
  • Jejum: é definido de acordo com a idade do paciente e pode variar de duas a oito horas. Este item será informado previamente pelo seu médico.

 

*Evite trazer bens de valores para o Hospital. Traga somente o necessário.

Quais são os documentos necessários para a internação?

Os seguintes documentos devem ser entregues na recepção:

  • RG ou documento com foto.
  • Cartão do convênio.
  • Pedido médico assinado, carimbado e com CRM.
  • Termo de ciência e consentimento para a realização de procedimento médico - O termo de consentimento informado é fornecido pelo médico e tem validade de 30 dias. O documento deve ser lido e preenchido pelo paciente e seu médico antes da internação. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu médico.
  • Todos os exames recentes para possível consulta da equipe médica durante a cirurgia.
  • Avaliação cardiológica ou outras avaliações que o médico tenha pedido anteriormente.
  • Para menores de idade, além do documento do paciente deve ser apresentado o RG ou documento com foto do maior responsável.
  • Pacientes estrangeiros devem apresentar o passaporte.
Preciso coletar o exame de COVID-19?

Sim. A coleta do exame de COVID-19 pelo método RT-PCR Swab é parte de um protocolo institucional estabelecido para garantir um fluxo seguro. A equipe da Pré-internação do Hospital Samaritano Higienópolis entrará em contato em até 05 dias antes do seu procedimento para orientá-lo a respeito do exame e sanar suas dúvidas.

Já sei a data da minha cirurgia. Como proceder?

Na véspera do seu procedimento, entre 8h e 20h, faremos contato telefônico para:

  • Realizar a atualização de cadastro
  • Informar sobre o horário de chegada
  • Fornecer orientações quantos aos cuidados pré-operatórios
  • Esclarecer dúvidas sobre acompanhante e rotinas institucionais
Como sou informado sobre a autorização do meu procedimento cirúrgico?

Cada operadora trabalha com um prazo a partir de critérios internos. A Central de Guias manterá a equipe médica informada sobre a autorização do procedimento e esta ficará responsável pela comunicação ao paciente.

Meu procedimento cirúrgico é particular. Como devo proceder?

O nosso setor comercial entrará em contato para informar o orçamento e as formas de pagamento.

Como será a minha alimentação durante a internação?

A visita da nutricionista ocorrerá em até 24h da chegada do paciente à unidade de internação. Portanto, caso tenha alguma restrição alimentar, solicite o contato da nutrição assim que chegar ao apartamento.

Tenho direito a um acompanhante ou visitas durante a internação?

É aconselhável ter um acompanhante para o período da internação e imprescindível no momento da alta. 

Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável, que deve ser o pai, a mãe ou um responsável legalmente constituído e documentado. Maiores de 60 anos também deverão estar acompanhados.

Durante a cirurgia, o acompanhante poderá aguardar na acomodação. Ele pode combinar  previamente com o médico para que este ligue no telefone do quarto para passar informações sobre a cirurgia.

Consulte o departamento de internação sobre a cobertura de refeições para acompanhantes. Para visitas, disponibilizamos uma lanchonete na área externa.

Já as regras para visita variam de acordo com a unidade de internação do paciente.

Como posso entrar em contato com o hospital?

Entre em contato através dos canais abaixo:

Comercial: (11) 3821-5300 Ramal 5588

Caixa Central: (11) 3821- 5300 Ramal 5887

Pré-internação: (11) 3821-5300 Ramal 5585

SAC: (11) 3821-5576

CENTRAL DE CONTEÚDO GRUPO AMERICAS

Informação é mais saúde