Excelência reconhecida em saúde
No Samaritano Higienópolis, a assistência hospitalar segue os mais elevados padrões de qualidade e segurança. Sua extensa trajetória de excelência em serviços médicos, marcada pela inovação e adoção de tecnologias de ponta, é fruto da dedicação e eficiência de um corpo clínico altamente qualificado e de uma gestão dedicada e comprometida.
Em 2019, o Hospital Samaritano conquistou sua quinta certificação da Joint Commission International (JCI) - as anteriores foram em 2016, 2014, 2012 e 2004 -, consolidando-se cada vez mais como um centro hospitalar de excelência. Em 2019, esta mesma certificadora internacional, concedeu o selo de qualidade à área de Transplante Renal Pediátrico
A JCI é uma instituição independente de acreditação hospitalar, que avalia instituições de saúde do mundo todo para determinar se atendem a um conjunto de requisitos concebidos para melhorar a qualidade do atendimento, a segurança e a atividade profissional. Só para se ter uma ideia, receber um selo JCI é a melhor garantia de assistência, segurança, controle de infecções, ambiente, canais de informação e atendimento com padrões de excelência reconhecidos nacional e internacionalmente.
Além disso, a UTI do Samaritano Higienópolis foi certificada com o selo UTI Top Performer. Esse reconhecimento é feito às UTIs que obtiveram os melhores resultados clínicos com alocação mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes. O Samaritano Higienópolis recebeu a sua primeira certificação em 2017, mesmo ano em que a premiação foi iniciada. Agora, depois de 6 anos de existência do selo, o Samaritano foi certificado pelo 6º ano consecutivo.
Uma UTI é certificada como Top Performer se, no ano anterior, apresentar taxas de mortalidade (TMP) e de utilização de recursos (TURP) padronizadas de acordo com o escore SAPS3 abaixo dos tercis inferiores (TMP e TURP com valores abaixo do percentil 33).
Foco na excelência e melhoria constante renderam ao Samaritano Higienópolis, juntamente com o Samaritano Paulista, mais um reconhecimento internacional. O Hospital é o 1º da América do Sul a receber o selo ouro de Excelência em Cardio-Oncologia pelo desempenho na atuação da especialidade em São Paulo.
O selo é oferecido pela Internacional Cardio-Oncology Society a instituições que se comprometeram a crescer e se desenvolver por meio de contribuições ao ensino e à pesquisa médica e um nível elevado de atendimento.
Os prêmios recebidos pelo Samaritano Higienópolis
Categorias: Fixação segura área responsável SCIH, Prevenção de lesão de pele grupo responsável GRAEL (Grupo de Atendimento Especializado a Lesão de Pele), Área Cirúrgica e Área da CME – 2014.
Concedido pela publicação especializada em saúde, na categoria Gestão de Qualidade – 2014.
Projeto intitulado: Chitosan/Hidroxyapatite Beads produced by inotropic gelation method, no 8º Congresso Lat. Americano de Órgãos Artificiais, Biomateriais e Engenharia de Tecidos, na Argentina, 2014.
Primeiro lugar na área de Economia do Setor Público com o projeto Autonomia de Gastos e Qualidade da Saúde nos municípios brasileiros – 2013.
Vencedor da categoria Inovação em Gestão Estadual na 9ª edição da premiação, com projeto “Programa de rastreamento genético ativo de hipercolesterolemia familiar na região metropolitana de São Paulo.
Premiação recebida no Congresso Latino Americano de Nefrologia Pediátrica pelo estudo “Crescimento de Crianças em Regime de Hemodiálise Diária” – 2011.
Concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, na categoria Comunicação Integrada, com o case Novo Complexo Hospitalar – 2011.
Premiado pelo trabalho Programa Filantrópico de Capacitação para Unidades de Terapia Intensiva Neonatais e Pediátricas Brasileiras: Resultados Preliminares – 2011.
Premiado pelo trabalho Implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem com Sistema Eletrônico Baseado no Padrão de Resposta Humana – 2011.
Premiado pelo trabalho O Modelo de Consultoria Interna de RH do Hospital Samaritano: as Mudanças Provocadas nos Gestores e na Gestão – um Processo de Renovação – 2010.
Premiado pelo trabalho O Modelo de Consultoria Interna de RH do Hospital Samaritano: as Mudanças Provocadas nos Gestores e na Gestão – um Processo de Renovação – 2010.
Categoria melhor pôster em pesquisa clínica no International Anual Meeting, da Infusion Nurses Society – 2009.
Premiado na categoria Recuperação Anestésica e Centro de Material de Esterilização. Trabalho: O Impacto do Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde em Centro Cirúrgico – 2009.
Premiado pelo trabalho Protocolo de Validação do Processo de Esterilização de Instrumentos Acondicionados em Caixas Plásticas: Relato de Experiência – 2008.
Premiado no II Simpósio Internacional de Enfermagem, pelo trabalho Extridor Laríngeo Pós-Extubação em Crianças: Proposta de Cuidados de Enfermagem – 2008.
Premiado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, pelo trabalho Uma Canção no Cuidar – 2008.
Classificação bronze pelo estudo Enfermagem no Hospital Samaritano: o Capital Intelectual no Cuidado à Saúde – 2007
Categoria Incentivo ao Desenvolvimento e à Aplicação da Epidemiologia, pelo trabalho Indicadores para a Avaliação de Programas de Controle de Infecção Hospitalar: Construção e Validação – 2006.
Premiação patrocinada pela publicação Fornecedores Hospitalares e auditada pela Pricewaterhouse & Coopers, na categoria Melhor Hospital Regional Sudeste – 2004 e 2006.
Categoria Responsabilidade Social e Voluntariado pelo Projeto AMA (Atendimento Multi Assistencial) – 2005.
Prêmio da Associação Brasileira de Medicina – 2004.
Prêmio da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, pelo Projeto AMA (Atendimento Multi Assistencial) – 2002.
Prêmio da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, pelo Projeto AMA (Atendimento Multi Assistencial) – 2002.
Prêmio da Sociedade Brasileira de Estudos Municipalistas e Sociedade Brasileira de Educação e Integração, pela alta qualidade de serviços prestados à comunidade – 2001.
A certificação concedida às unidades de terapia intensiva do Brasil que apresentaram alta eficiência no ano anterior.
Organização internacional que premia excelência nos serviços e resultados de Cardio-Oncologia.