Centro de Excelência em Transplantes

Leitos e Centro Cirúrgico: conforto e segurança

Transplantes de órgãos ou de tecidos são procedimentos complexos. Além de médicos especialistas em cada tipo de transplante e eventual suporte de médicos de outras especialidades, eles exigem um time multidisciplinar preparado para o cuidado dos pacientes do pré ao pós-procedimento. Igualmente indispensáveis são as estruturas ambulatorial, hospitalar, de exames laboratoriais e de imagem, além da capacidade de acompanhar continuamente os avanços da medicina e incorporá-los para assegurar sempre os melhores resultados para o paciente.

 

É esse conjunto de recursos que o nosso Centro de Excelência em Transplantes combina para oferecer uma completa linha de cuidados integrados para quem precisa de transplante, com uma abordagem individualizada e humanizada.

 

Iniciamos os primeiros transplantes em 1994, com a modalidade transplante de medula óssea, e fomos ampliando para outras áreas. Atualmente, além de medula óssea, realizamos transplantes de rim, fígado (hepático) e coração.  

 

Um dos diferenciais que desenvolvemos ao longo dos anos foram as competências para transplantar não somente adultos, mas também pacientes da faixa etária pediátrica nas modalidades: renal, medula óssea e hepático. Hoje somos referência em intervenções de altíssima complexidade, como o transplante renal em crianças com menos de 15 quilos, realizado em pouquíssimas instituições do país

30 ANOS DE TRANSPLANTES

Uma jornada de sucesso e excelentes resultados
 

O Hospital Samaritano Higienópolis é um sistema de excelência capaz de atender às mais diversas complexidades da medicina, incluindo avançados procedimentos de transplantes, que oferecem além de uma nova chance, maior qualidade de vida e bem-estar aos pacientes.

Neste ano comemoramos 30 anos realizando transplantes, uma jornada de sucesso e excelentes resultados que nos coloca ao lado de grandes centros mundialmente reconhecidos, além de fazer parte de um seleto grupo de instituições com importantes certificações nesta especialidade que reforçam a excelência e qualidade do nosso atendimento à saúde.

 

  • Referência internacional em transplantes em crianças de baixo peso;
  • Certificado pela Joint Commission International (JCI) em Transplante Renal Pediátrico e TMO;
  • Acreditado pela American Association of Blood Banks (AABB)/Associação Brasileira de Terapia Celular, Hematologia e Hematoterapia (ABHH).

 

1.535 transplantes realizados:

 

  • 889 transplantes renais;
  • 593 transplantes de medula óssea;
  • 53 transplantes hepáticos.

*Dados de junho/24  
 

 

Também acreditados pela Foundation for the Accreditation of Cellular Therapy (FACT), importante certificação internacional que destaca os padrões de qualidade em transplantes de medula óssea e terapia com células Car-T.

Assista ao vídeo destes 30 anos que retrata um pouco da emoção dessa segunda chance que o H. Samaritano pode dar aos seus pacientes:

Nossos números

Nossos números: 1535 transplantes realizados

Nossos diferenciais

No Samaritano Higienópolis, cultivamos a excelência em transplantes com:

Cuidado integrado e multidisciplinar

Contamos com uma estrutura ambulatorial 100% dedicada aos pacientes com indicação de transplante nas diversas modalidades, com todos os recursos necessários em um único lugar. No Ambulatório do Centro de Transplantes, atua uma equipe multidisciplinar exclusiva e especializada (médicos, enfermeiros especialista, psicólogo, nutricionista, assistente social, farmacêutico e profissionais administrativos) que apoia o paciente antes, durante e após o transplante. Essa estrutura é um diferencial importante no trabalho conjunto que tem por objetivo alcançar os melhores resultados para nossos pacientes, com impactos positivos na sua recuperação, melhoria da qualidade de vida e reintegração às suas atividades de rotina. Essa equipe está à disposição de pacientes e familiares 24 horas por dia, sete dias por semana.

Protocolos assistenciais

São conjuntos de normas e diretrizes baseadas nas melhores práticas e evidências científicas que permitem padronizar a qualidade e segurança da assistência aos nossos pacientes desde o preparo para o procedimento até o transplante propriamente dito e a alta hospitalar.

Múltiplas especialidades

Além dos experts nas diversas modalidades de transplante, a integração e interação com as demais especialidades do nosso complexo hospitalar (cardiologia, urologia, gastroenterologia etc.) asseguram um acompanhamento multidisciplinar e personalizado aos nossos pacientes.

Treinamento e pesquisa

Investimos constantemente para que nossas equipes se mantenham sempre atualizadas e alinhadas com as melhores práticas mundiais e desenvolvemos pesquisas que contribuem para o melhor conhecimento das doenças e novas formas de tratamento e diagnósticos. Só na área de transplantes, tivemos em 2022 uma dezena de projetos de pesquisa, mais de 35 artigos científicos publicados e 35 participações em congressos e eventos médicos.

Abordagem personalizada e humanizada

Ainda que tenham doenças iguais, cada paciente é único, com características e necessidades diferentes. Por isso, consideramos fundamental a individualização e a humanização dos cuidados, de forma a proporcionar aos nossos pacientes a melhor assistência na perspectiva da doença que o levou ao transplante e também na perspectiva do ser humano que ele é.

Atenção para o doador

Nos casos de transplantes com doadores vivos, também asseguramos a essas pessoas todos os cuidados médicos e multidisciplinares para o sucesso no procedimento de retirada do órgão ou tecido, sua rápida recuperação e acompanhamento após a alta.

Estrutura Completa

  • Ambulatório exclusivo do nosso centro de transplantes, com sete consultórios e uma sala de procedimentos.
  • Unidades de internação e de tratamento intensivo (UTI) exclusivas para pacientes transplantados.
  • Também temos unidades distintas para pacientes adultos e crianças. Em relação ao paciente pediátrico, a família é um componente muito importante. Por isso, valorizamos sua participação e colaboração no cuidado, bem como sua permanência com a criança em tempo integral, mesmo em UTI.
  • Equipes assistencial e multidisciplinar das áreas de internação e UTI especialmente capacitadas para os cuidados em transplantes.
  • Centro cirúrgico de alta complexidade para os transplantes, moderno e com tecnologia de ponta.
  • Exames laboratoriais e de imagem realizados por profissionais altamente qualificados e com tecnologias de última geração.
  • Para os transplantes de medula óssea, dispomos também de um serviço de oncologia e hematologia com profissionais renomados, centro de infusões, quimioterapia e leitos exclusivos para oncohematologia.

 

Durante o período de internação, além da assistência pela equipe hospitalar das unidades referenciadas em transplantes, nossos pacientes seguem contando com o suporte da equipe multidisciplinar do ambulatório. Depois da alta, o acompanhamento é ambulatorial.

 

Como apoio a pacientes e familiares, disponibilizamos manual educativo, caderno de seguimento domiciliar, treinamentos específicos ministrados pelos profissionais da nossa equipe multidisciplinar e outros recursos de suporte para oferecer segurança no retorno ao domicílio e à vida social.

    O transplante de rins é um procedimento cirúrgico realizado em pessoas com doença renal grave e perda permanente da função renal. No Samaritano Higienópolis, realizamos transplantes de rim, tanto de doador vivo como falecido, em adultos e crianças, inclusive em casos mais complexos, como os de pacientes pediátricos com menos de 15 quilos e pacientes hipersensibilizados. Nossa estratégia de cuidado integrado (que começa bem antes do transplante ser necessário), as abordagens inovadoras que adotamos e a sólida experiência de nossa equipe garantem para nossos pacientes resultados comparáveis aos da literatura científica internacional.

     

    Saiba mais 

    Médicos em uma sala de cirurgia.

    O transplante de medula óssea (TMO), também chamado de transplante de células-tronco hematopoiéticas, é um procedimento de alta complexidade indicado no tratamento de várias doenças do sangue, como leucemias, linfomas, mieloma, aplasia de medula, anemia falciforme, tumores — como neuroblastoma e do sistema nervoso central — entre outras. Da preparação para o transplante ao procedimento propriamente dito e acompanhamento posterior, nossos pacientes contam com cuidados integrados, abordagem humanizada, equipe multiprofissional de excelência, moderna estrutura física e tecnologia de ponta. 

     

    Saiba mais

     

    BANNER-03

    O transplante de fígado é um procedimento bastante complexo, indicado nos casos em que esse órgão não consegue mais realizar suas funções adequadamente ou apresenta alterações que apenas a sua substituição pode curar, por exemplo, o câncer. As principais condições que podem levar à necessidade do transplante são hepatite fulminante (falência hepática aguda), cirrose e fibrose hepática com comprometimento da função do fígado, tumores do fígado e doenças metabólicas como polineuropatia amiloiditica familiar (PAF), deficiência de alfa-1-antitripsina, hemocromatose e Doenças de Wilson. As causas mais comuns para levar à cirrose e indicar um transplante de fígado são as hepatites, o acúmulo de gordura no fígado, o uso contínuo de bebidas alcoólicas, medicamentos e doenças autoimunes.

     

    Saiba mais

     

    BANNER-04