Imagem de uma profissional atendendo as dúvidas dos clientes por telefone

Dúvidas Frequentes

Respostas às perguntas frequentes

Esclareça suas dúvidas sobre o Hospital Samaritano Higienópolis.

Dúvidas frequentes

Onde fica o Hospital Samaritano?

O Hospital Samaritano está localizado à Rua Conselheiro Brotero, n° 1486, em Higienópolis, São Paulo.

Como faço para fazer uma reclamação, elogio, dar uma sugestão ou pedir um documento?

Você pode ligar pelos telefones 11 3821 5576 e 11 3821 5598, por e-mail sac@samaritano.com.br, ou pessoalmente de 2ª a 6ª feira das 8h00 às 18h00.

Quantos leitos têm o Hospital Samaritano?

O Hospital tem 319 leitos, distribuídos entre as Unidades de Internação e Unidades de Terapia Intensiva Adulto, Infantil e Neonatal.

O Hospital Samaritano tem estacionamento?

Sim. O Hospital Samaritano oferece um estacionamento de seis andares para pacientes, visitantes e médicos, com serviços 24 horas de vallet parking (com presença de manobristas).

Como consigo indicações de hotéis próximos ao Hospital Samaritano?

Entre em contato com o setor de Hospitalidade por meio do telefone 11 3821-5300.

O Hospital Samaritano dispõe de um restaurante para acompanhantes?

Sim. O Hospital possui um restaurante no 7º andar que funciona de Segunda a Domingo, das 6h às 22h. O Restaurante tem a bandeira do Viena. Além disso, conta com um Café da Dulca no Átrium.

Todos os procedimentos são cobertos pelo convênio?

Não, a cobertura ou não das despesas hospitalares e de honorários médicos está vinculada às condições de cada contrato/apólice existente entre o paciente e o seu plano de saúde. As informações sobre os direitos e deveres decorrentes do contrato/apólice deverão ser obtidas pelo cliente diretamente junto à empresa/seguro.

Em caso de internação particular, é necessário depósito prévio?

Sim. Neste caso, o paciente ou responsável poderá realizar um depósito prévio ou recolhimento de valores, 100% do valor estimado em espécie, pix ou transferência bancaria. Ou parcelar até 6x no cartão de crédito.

Qual é a composição do quarto hospitalar?

O quarto é composto por uma cama elétrica, mesa de refeição ajustável, poltrona para uso exclusivo do paciente, sofá para uso de acompanhantes, ar condicionado, frigobar, TV, telefone, criado mudo, cofre e armário.

O Hospital Samaritano fornece declaração e atestado para acompanhante?

Fornecemos somente a declaração de internação do paciente e do responsável pela internação, que poderá ser obtida diretamente no Setor de Internação.

Como devo proceder para transferir um paciente para o Hospital Samaritano?

Se o paciente estiver internado em outro hospital, representante da instituição de saúde deverá entrar em contato com o Núcleo de Gerenciamento de Leitos do Hospital Samaritano pelo telefone 11 3821-5434, em posse dos dados do convênio e relatório médico. Caso o paciente não esteja internado, o médico responsável deverá realizar este contato para a verificação de vagas disponíveis e agendamento de transferência.

Como proceder para transferir um paciente internado no Samaritano para outra instituição?

O responsável deverá compartilhar desta decisão com seu médico, que fará uma solicitação de transferência com relatório médico e ambulância se necessário. A enfermagem responsável no andar contatará o setor de Gerenciamento de Leitos, para que se inicie o processo de transferência que se dará através de busca de vagas em hospitais cobertos pela operadora de saúde do paciente, em alguns casos pela equipe do Hospital Samaritano e em outros, pelo próprio convênio.

Com quanto tempo de antecedência devo chegar ao Hospital em caso de internação?

Três horas antes do horário agendado do procedimento cirúrgico ou de acordo com orientação do seu médico, caso haja um preparo específico antes da cirurgia. Para procedimentos cirúrgicos agendados, a utilização de unidade de preparo pré-cirúrgico é uma prática institucional independente da disponibilidade de leitos disponíveis para internação. A acomodação nos apartamentos se dá quando da solicitação pela unidade de recuperação pós-anestésica (RPA) ao núcleo de Gerenciamento de Leitos (NGL), após o procedimento cirúrgico, e alta dada pelo médico anestesista.

Meu acompanhante tem direito a refeição pelo meu convênio médico?

É necessária a confirmação da cobertura do convênio para essa despesa. Em caso de resposta negativa, a refeição será cobrada na conta do paciente.

Existe algum setor de achados e perdidos no Hospital?

A Segurança Patrimonial dispõe de um local para armazenamento de objetos encontrados nas dependências do hospital, que permanecerão guardados por 60 dias.

Posso obter informações sobre o estado de saúde de paciente internado por telefone?

O mais indicado é manter contato com o familiar ou conversar diretamente com o médico responsável. O Hospital não informa o estado de saúde do paciente por telefone e, por questões de segurança, não informa o número da acomodação nem transfere ligações para o quarto.

Como posso encaminhar e-mail aos pacientes internados?

Acessando o link “Mensagens para Pacientes” no site.

O paciente e o acompanhante precisam levar enxoval para a internação?

Não, o Hospital fornecerá todo o enxoval (cama e banho) para ambos. Quanto aos objetos de uso pessoal (escova de dente, pasta, sabonete e shampoo, por exemplo), fica a critério do cliente.

Nos quartos, há internet?

Sim, do tipo wireless. Senha pessoal poderá ser obtida junto a Hospitalidade.

O Hospital Samaritano oferece algum serviço para pacientes com patologias crônicas?

Não. O Hospital Samaritano conta com suporte de serviço psico-social para apoio e encaminhamento de necessidades que visam dar continuidade ao atendimento domiliciar.

O que devo informar à equipe de enfermagem/médica ao ser admitido na unidade de internação

A equipe de enfermagem fará uma abordagem estruturada em forma de questionário sobre informações importantes e pertinentes da história pregressa e atual do paciente com o objetivo de entender as necessidades individuais e adaptar ao plano de cuidados proposto. Informações quanto a: alergias, medicamentos de uso continuo com doses e horários são de extrema relevância neste momento.

Quais são os serviços diagnósticos que o Hospital possui?

A Medicina Diagnóstica do Hospital Samaritano dispõe de:

 

  • Radiologia Intervencionista;
  • Ultrassonografia;
  • Tomografia Computadorizada;
  • Ressonância Magnética;
  • PET-CT;
  • Raios X;
  • Neurofisiologia;
  • Laboratório de Patologia Clínica;
  • Endoscopia e Colonoscopia;
  • Medicina Nuclear;
  • Exames cardiológicos (Eletrocardiograma, Holter, Ecocardiograma, Teste Ergométrico e Tilt-test);
  • PHmetria e Manometria;
  • Unidade da Mulher (Mamografia digital, Densitometria óssea, Mamotomia, Core Biopsy e Agulhamento de mamas);
Como posso verificar o resultado dos exames?

É possível verificar o resultado dos exames laboratoriais e de imagem por meio da página “Resultado de Exames”.

De que forma obtenho o preparo para exame que preciso realizar?

Basta se informar junto a Central de Atendimento ao Cliente do Hospital Samaritano pelo telefone 11 3821-5300 – Opção 2 – ou na recepção da Medicina Diagnóstica localizada no térreo do Hospital.

Posso solicitar o prontuário da internação ou atendimento do pronto socorro?

Sim, para orientaçãos sobre essa solicitação você deverá contatar o SAC nos telefones pelo telefone 11 3821.5576 e 11 3821 5598, por e-mail sac@samaritano.com.br

O Hospital Samaritano possui grupo de voluntariado?

Sim. O Hospital Samaritano conta com o apoio grupos de voluntários que se dedicam a diversas atividades, doando parte de seu tempo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

O Hospital Samaritano desenvolve algum trabalho de responsabilidade social?

Sim. O Hospital Samaritano realiza diversas ações de responsabilidade social, em parceria com as Secretarias de Saúde do Município e do Estado e com o Ministério da Saúde – Governo Federal. Para conhecer cada uma delas, clique no item “Responsabilidade Social” do portal do Hospital Samaritano.

O Hospital Samaritano tem serviço de Fisioterapia?

Sim. O Serviço de Fisioterapia atende todas as Unidades de Internação, mediante prescrição médica.

O Hospital Samaritano tem serviço de ambulância?

Sim, o Hospital conta com serviço de ambulância (UTI Móvel) em caráter particular. Em caso de necessidade, entrar em contato com o telefone 11 3821.5300 – opção 1 – que funciona 24 horas.

Preciso de um médico credenciado do Hospital e que atenda pelo meu plano de saúde;

Entre em contato com Associação Médica do Hospital Samaritano pelo telefone 11 3821-5752.

O Hospital Samaritano tem sistema de segurança?

Sim. Existem câmeras dispostas em diversos locais que monitoram o trânsito de pessoas visando a preservação da integridade pessoal dos indivíduos e do patrimônio da Instituição.

O Hospital Samaritano tem Pronto-Socorro?

Sim. Pronto-Socorro Adulto, com atendimento especializado em Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Trauma, além dos atendimentos de Clínica Médica, Cirúrgica  e Pronto Socorro Infantil.

O Hospital Samaritano dispõe atendimento à domicilio nos casos emergência?

Em caráter emergencial, o Hospital possui o Serviço de Ambulância (UTI Móvel) em caráter particular que pode ser acionada pelo telefone 3821.5300, opção 1.

Como posso saber os valores cobrados no Hospital Samaritano para pacientes particulares?

A tabela de preços do Hospital está à disposição dos clientes nos setores de Internação e recepções do Pronto-Socorro Adulto e Infantil.

É possível o acompanhamento da conta hospitalar de pacientes particulares?

Sim. O responsável pela internação poderá solicitar, diariamente, o extrato da conta ao Caixa Central, localizado no 1º andar.

O que está incluso na diária hospitalar e qual o prazo para desocupar após a alta?

A diária inclui acomodação, serviços gerais de hotelaria e alimentação dos pacientes (exceto dietas extra-cardápio, enterais e parenterais). A diária hospitalar vence às 12h. Após este horário, as despesas passam a ser de responsabilidade do paciente. Após a alta hospitalar, o paciente deverá desocupar o quarto em até 01 hora. Caso isto não aconteça, será cobrada uma nova diária.

Os honorários médicos estão incluídos na tabela de preços do hospital?

Não. Estes deverão ser previamente acordados com cada profissional. Recomendamos que as informações sobre honorários médicos e de anestesias sejam solicitadas diretamente aos profissionais responsáveis pelo atendimento.

Como devo proceder para fechamento da conta caso o Caixa esteja fechado?

A alta se dará normalmente. O responsável pela internação deverá entrar em contato com o setor no segundo dia útil após a alta para verificação de pendências.

Qual é a taxa para uso dos telefones?

As ligações locais para telefones fixos poderão ser realizadas diretamente do apartamento e são gratuitas. Ligações para celulares e chamadas interurbanas também podem ser realizadas do apartamento e são tarifadas e cobradas em conta hospitalar, sem acréscimo de taxa de serviço. As ligações internacionais devem ser realizadas com o auxílio da telefonia, por meio do ramal 9, e são tarifadas e cobradas em conta hospitalar no momento da alta.

Como devo acertar os honorários médicos?

Os honorários médicos devem ser verificados diretamente com o seu médico.

Quais os convênios credenciados com o Hospital Samaritano?

Para se informar sobre os convênios credenciados, acesse o item Convênios Credenciados no site do hospital.

Quem solicita a senha ou guia de internação para o meu convênio é o Hospital Samaritano?

Em geral, o contato é feito pela Unidade de Autorizações do Hospital Samaritano. Em apenas alguns casos, o contato deve ser feito pelo próprio cliente.

Como devo proceder para solicitar guia de internação junto ao meu convênio?

Encaminhe para o número de fax (11) 3821-5448 – Unidade de Autorizações – o pedido médico de internação, acompanhado do relatório médico completamente preenchido, sendo obrigatórias as informações de CID (código de procedimento) e número da carteira de associado. Indique o número do seu fax para recebimento posterior da resposta emitida pelo convênio.

Existem pacotes para cirurgias, atendimentos ambulatoriais e exames?

O Hospital Samaritano oferece para seus clientes particulares a opção de contratação de procedimentos cirúrgicos de forma facilitada e antecipada. Para obter a previsão orçamentária do procedimento cirúrgico indicado pelo seu médico, entre em contato com a equipe comercial pelo e-mail pmg@samaritano.com.br ou pelos telefones 3821.5588. Se precisar obter preços para algum de nossos serviços em exames, entre em contato com o Call Center pelo telefone 3821-5300.

Ao chegar ao hospital para uma internação programada, para onde devo me dirigir?

Dirija-se ao hall central. Lá, os anfitriões estarão aptos a lhe encaminhar para o setor de Internação.

Para a internação é necessário que o médico seja cadastrado no Hospital Samaritano?

Sim, a internação é sempre realizada sob a responsabilidade de um médico cadastrado no Hospital Samaritano.

Meu médico disse que minha cirurgia está marcada. Como posso confirmar essa informação?

Fale com o setor de pré-internação pelo telefone 3821-5585, de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h.

Se o médico não for cadastrado, como devo proceder?

O profissional médico deverá entrar em contato com a Secretaria de Comissões Médicas (3821-5594 ou 3821-5584) para obter informações sobre a documentação necessária para efetuar o cadastramento.

Qual é a regra utilizada pelo Hospital para internação particular?

Apresentar o pedido médico, RG e CIC no setor de Internação.

O que devo informar à equipe de enfermagem/médica ao ser admitido na unidade de internação

Medicações de uso rotineiro, cirurgias e exames já realizados, doenças pré-existentes, presença de alergias e demais informações relevantes sobre sua saúde. Além disso, é importante sinalizar eventuais reações ou sintomas ocorridos durante o período de internação.

Posso ter acompanhantes?

Sim. Todo paciente internado tem direito a um acompanhante durante 24 horas, exceto na UTI Adulto, local no qual não é permitida a permanência de acompanhantes.

Qual o número de pessoas permitidas nos horários de visita?

Nos apartamentos, Semi-Intensivas Adulto e Infantil, as visitas limitam-se a permanência de três pessoas por vez. Nas UTIs Adulto e Infantil, se permite duas pessoas entrando uma de cada vez em sistema de rodízio. Ressaltamos que não é permitida a entrada de crianças menores de 12 anos nas UTIs.

Como proceder caso o paciente seja transferido para a UTI?

O acompanhante deverá liberar o apartamento imediatamente, levando consigo todos os pertences, evitando a cobrança de diárias extras.

Posso trazer para o hospital os medicamentos que uso em casa?

Somente podem ser trazidos medicamentos fornecidos pela Secretaria da Saúde, importados ou fórmulas produzidas em farmácias de manipulação. Além disso, sua utilização somente será liberada se os medicamentos estiverem prescritos pelo médico e após validação de farmacêutica.

Um paciente pode consumir alimentos fora da dieta hospitalar?

Não. O paciente somente poderá consumir alimentos externos sob autorização do médico e da nutricionista.

Como devo proceder ao receber alta hospitalar?

A enfermagem está apta a dar todas as orientações referentes ao procedimento de alta, lembrando que é necessário entregar o aviso de alta no Caixa Central.

Posso contratar outros profissionais que não fazem parte da equipe do Hospital Samaritano?

Não. Para que outros profissionais possam atender no Hospital Samaritano, é necessária prévia autorização da Diretoria Clínica. Consulte o Serviço de Atendimento ao Cliente para mais informações.

É permitido o uso de aparelhos celulares nas dependências do Hospital?

Recomendamos não usar celulares nas dependências do Hospital, devido ao risco de interferência nos equipamentos de monitorização. Observe e siga os avisos de utilização de telefones celulares.

Pacientes podem fumar dentro dos apartamentos? E visitantes?

Cumprindo lei federal, não é permitido fumar nas dependências do Hospital.

Existe quarto para fumante e não fumante?

Não. Os pacientes internados só poderão fumar mediante autorização médica, devendo utilizar as áreas permitidas para tal prática, e conduzidos pela equipe de enfermagem.

Qual o horário de visita nos quartos privativos do hospital?

Visita em quartos privativos: das 9h às 21h.

Como faço para marcar exames e consultas?

Para agendamento de consultas, exames e procedimentos, entre em contato com a Central de Atendimento pelos telefones (11) 3003-9228 , (11) 3821-5300 , (11) 3583-9045 , (11)2107-4000 ou pelo Whatsapp (11) 3003-9228. O horário de funcionamento da Central de Agendamentos é de: segunda a sexta, das 7h às 19h e ao sábados das 7h às 13h, exceto feriados. Agendamento de Consultas: Segunda à sexta das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 13h, exceto feriados. Todos os atendentes estão aptos também a orientá-lo sobre o preparo adequado para variados tipos de exames.


Você também pode realizar o agendamento de exames e consultas pela nossa Central de Marcação Online, basta acessar o site: https://samaritano.centraldemarcacao.com.br/