Imagem de uma profissional da saúde e paciente conversando

Direitos e deveres do paciente

Direitos e deveres do paciente

O Hospital Samaritano Higienópolis tem o compromisso de assegurar os direitos e deveres do paciente ao longo de todo processo que envolve a internação. Veja a relação a seguir. 

Direitos
  1. O paciente tem direito a ser identificado pelo seu nome completo e data de nascimento. 
  2. O paciente tem direito a atendimento seguro, eficaz, digno, atencioso e respeitoso, sem preconceitos de raça, credo, sexo, diagnóstico ou qualquer outra forma de preconceito. 
  3. O paciente tem o direito de identificar adequadamente o profissional que o está atendendo. 
  4. O paciente tem direito a informações claras e simples sobre os procedimentos diagnósticos e tratamentos a que será submetido e suas alternativas, bem como a ouvir a opinião de outro profissional habilitado e, se assim desejar, a substituição do médico ou outro profissional responsável por seu atendimento. 
  5. O paciente tem direito de recusar procedimentos, diagnósticos ou terapêuticos a que será submetido, devendo fazê-lo de forma livre e esclarecida mediante adequada informação, nos casos de incapacidade de manifestação de sua vontade, o paciente tem o direito a ser representado legalmente. 
  6. O paciente tem o direito a consultar seu prontuário. 
  7. O paciente tem direito à segurança e integridade física nas dependências da instituição. 
  8. O paciente tem direito de acesso às despesas referentes ao seu tratamento. 
  9. O paciente tem direito a ter resguardadas suas informações pessoais desde que as mesmas não acarretem em riscos à terceiros ou à saúde pública. 
  10. O paciente tem direito de manter sua privacidade. 
  11. O paciente tem direito de receber ou recusar assistência psicológica, social e espiritual. 
  12. O paciente tem direito à manifestação prévia e expressa sobre os cuidados e   tratamentos que quer ou não receber, nos casos de doença incurável e terminal.  
Deveres
  1. O paciente e/ou seus acompanhantes são responsáveis por fornecer informações verdadeiras acerca de seu histórico de saúde. 
  2. O paciente é responsável pelas consequências da recusa de seu tratamento após ter sido devidamente informado. 
  3. O paciente e seus acompanhantes devem respeitar as regras de funcionamento do Hospital Samaritano-Higienópolis, comportando-se ética e moralmente em suas dependências, conforme preconizado pela instituição. 
  4. O paciente e seus acompanhantes tem o dever de respeitar os direitos dos demais pacientes e acompanhantes, funcionários e prestadores de serviços do Hospital Samaritano-Higienópolis. 
  5. O paciente e seus acompanhantes tem o dever de respeitar a proibição de fumar nas dependências do Hospital Samaritano-Higienópolis, nos termos da legislação vigente. 

CENTRAL DE CONTEÚDO GRUPO AMERICAS

Informação é mais saúde